Tudo o que você precisa saber sobre o Efeito iô-iô...

Provavelmente você já ouviu falar sobre isso. Talvez você mesmo já tenha vivenciado isso. O temido efeito iô-iô!

Você vai passar fome, e perder alguns quilos durante a sua dieta de emagrecimento. Você então come do jeito que você sempre comeu, seja lá o que isso for. Você então se pesa, e para sua surpresa, você é mais pesado do que era antes.

Nutricionistas chamam esse fenômeno de efeito ioiô. Um termo cunhado por Kelly D. Brownell, professora da Universidade de Yale na época. Também chamado de "ciclo de emagrecimento", a dieta ioiô é onde você perde peso em uma dieta de emagrecimento, mas de repente você o recupera depois de voltar à sua dieta "normal". Você então deve fazer dieta novamente para perder peso.

Albert Einstein é creditado com a citação: "A definição de insanidade é fazer a mesma coisa uma e outra vez, mas esperando resultados diferentes".

Quando você escolhe o plano de refeição Metabolic Balance, você não precisa mais temer o efeito ioiô. Metabolic Balance não é uma dieta de iô-iô de curto prazo! É um roteiro individualizado que se torna o seu estilo de vida!

Como resultado, você pode impulsionar seu metabolismo e manter o controle de peso a longo prazo.

Proteína pára o Efeito iô-iô em seu caminho!

O fundador da Metabolic Balance, Dr. Wolf Funfack, já sabia há décadas, como resultado de seus intensos estudos nutricionais, que a proteína pára o efeito io-iô em seu caminho!

A maioria das dietas é pobre em carboidratos e/ou calorias e muito desequilibrada do ponto de vista nutricional. E isto é o que causa o efeito ioiô. Em uma dieta de emagrecimento, o corpo necessita de mais proteínas. Portanto, o corpo deve fazer a partir de sua própria proteína muscular. Quando você pára a dieta, o corpo tenta restaurar a proteína que se perde. Ao mesmo tempo, seu corpo recarrega suas reservas de gordura até que os níveis de proteína sejam totalmente restaurados.

Na estrita fase de conversão do Metabolic Balance, você re-treina o seu metabolismo. Em seu plano de refeições individualizado, há uma relação equilibrada entre gorduras, carboidratos e proteínas. Assim, o organismo não precisa queimar suas próprias proteínas para produzir glicose. Como resultado, não há absolutamente nenhum efeito iô-iô!

 

Atinja o peso desejado sem o Efeito iô-iô

As pessoas fazem dietas de emagrecimento com a intenção de perder gordura. No entanto, isso não acontece frequentemente com dietas unilaterais como a dieta de sopa de repolho ou a limpeza de suco. Ao invés disso, você perde massa muscular. Ao mesmo tempo, quando o corpo não recebe uma grande variedade de nutrientes, isso diminui o seu humor e leva a mudanças de humor e frustração.

Isto é exatamente o que diferencia o Metabolic Balance de outras dietas que lhe trazem perda de peso a curto prazo. Quando você perde peso no plano de refeições Metabolic Balance, os resultados são realmente a longo prazo. O peso é mantido fora para sempre!

A Experiência de Fome em Minnesota

Em 1944, os cientistas já estavam aprendendo tudo sobre o efeito iô-iô. No que hoje é conhecido como Experiência de Fome de Minnesota, o professor Ancel Keys conduziu um estudo sobre os efeitos sociais, mentais e físicos da restrição alimentar.

No estudo de 13 meses, 36 soldados americanos, convocados para o serviço militar, puderam escolher entre estar na linha de frente na Europa ou participar desse experimento de dieta enquanto estavam isolados em um laboratório. Os homens saudáveis, de peso normal, foram alimentados com aproximadamente 1.600 calorias diárias.

O experimento foi realizado em três fases.

As duas primeiras fases reduzem e depois aumentam a ingestão calórica

Fase 1: Nas primeiras 24 semanas, os soldados receberam apenas 50% das suas necessidades calóricas reais com uma distribuição nutricional de 17% de gordura, 25% de proteína e 58% de carboidratos. Durante essas 24 semanas, os soldados reduziram 70% de sua gordura corporal original e 17% de seu conteúdo protéico total. Os soldados ficaram constantemente famintos e insatisfeitos.

Fase 2: Na segunda fase de 11 semanas, os soldados receberam novamente 100% das suas necessidades calóricas com a mesma distribuição de nutrientes da fase 1. Nesta fase, a gordura corporal aumentou em 50%. Isso significava que os soldados tinham uma gordura corporal de 80% no final da fase 2. Os níveis de proteína dos soldados tinham aumentado durante este tempo em apenas 5%. Em geral, estes homens tinham um déficit protéico total de 12%.

 

Na fase 3, os níveis de gordura aumentam, mas as reservas de proteína se acumulam muito mais lentamente

Phase 3: Na terceira e última fase de oito semanas, os soldados estavam livres para escolher o que e quanto eles queriam comer. A distribuição média de nutrientes era de 35% de gordura, 14% de proteína e 51% de carboidratos. O resultado desta fase foi que os soldados consumiram 50% mais calorias do que seria necessário devido ao seu peso corporal. Além disso, os soldados já tinham acumulado um total de 174% de gordura corporal até essa época. Isso significava que havia 74% a mais de gordura corporal do que no início da experiência de dieta. Entretanto, o total de proteína dos soldados era de apenas 98%.

As pessoas têm o que é chamado de memória protéica. Isto lhes permite reagir à perda de sua própria proteína com aumento da fome até que seu conteúdo protéico seja 100% restaurado aos seus níveis originais.

O Efeito iô-iô explicado pelo Dr. Wolf Funfack

Dietas baixas em calorias e carboidratos associados ao efeito ioiô devem compensar com o uso da própria proteína muscular do corpo. Por quê? Certos órgãos e células do corpo, como o cérebro, órgãos reprodutivos e glóbulos vermelhos, necessitam de glicose. E, essas células e órgãos são incapazes de converter energia da gordura.

As células musculares, por outro lado, são capazes de queimar gordura quando não há carboidratos suficientes disponíveis - mas o cérebro precisa de carboidratos para obter energia. Isto também é verdade, pois o cérebro e os órgãos reprodutivos são os únicos órgãos que podem absorver glicose para a célula, mesmo sem a ajuda da insulina.

No caso da resistência à insulina, os músculos simplesmente re-formam os receptores de insulina e não absorvem mais açúcar quando estão cheios. Entretanto, se não houver açúcar, a célula precisa de insulina para que a insulina possa abrir essas portas e a glicose possa entrar nas células.

Este processo é diferente para o cérebro. Aqui é onde você pode realmente ver o quanto a glicose é importante para o cérebro. Por exemplo, se agora comemos alimentos hipocalóricos (uma dieta pobre em carboidratos e hipocalóricos), o cérebro não recebe glicose suficiente.

Para evitar que isso aconteça, o corpo tem a capacidade de reconstruir a glicose a partir da própria proteína do corpo. Este processo é chamado de gluconeogênese. Neste processo, a própria proteína do corpo é convertida em glicose através de processos bioquímicos. A perda da própria proteína do corpo leva ao aumento do apetite, uma vez que o corpo precisa restaurar as reservas o mais rápido possível.