Saudável e belo(a) por dentro

Você quer se sentir bem com a sua aparência e isso inclui a saúde do seu peso, pele, cabelo e unhas.

Para alcançar os resultados, você não se concentra apenas no seu corpo, mas também na sua saúde mental. Isto porque a beleza vem literalmente de dentro.

A nutrição, em particular, desempenha um papel fundamental na sua aparência. Quem come de forma consciente e presta atenção à qualidade dos alimentos que consome já deu o primeiro passo. No entanto, a sua atitude positiva sobre a vida e a sua própria auto-apreciação também tem uma enorme influência no seu corpo, alma e bem-estar geral. Relaxe de vez em quando, e aproveite a vida!

Dicas simples para uma melhor qualidade de vida ...

  • Uma dieta equilibrada com produtos integrais, fontes de proteínas de alta qualidade, frutas e legumes e líquidos como a água, são a base para um aspecto radiante, maior energia e melhor bem-estar geral.
  • Os óleos vegetais, nozes, sementes e peixes gordurosos são ricos em ácidos graxos polinsaturados. Eles asseguram uma pele com vitalidade e flexibilidade e a protege da secura.
  • Mirtilos, framboesas, sabugueiro, groselhas, beringelas, espinafres e acelgas são particularmente ricos em antioxidantes vegetais. Os antioxidantes protegem a pele dos radicais livres, que são formados pela poluição ambiental, nicotina ou exposição solar intensa.
  • Uma atitude positiva em relação à vida, juntamente com repouso e sono suficientes, apoia todos os processos de regeneração do corpo e conduz a uma sensação maior de bem-estar.
  • Relaxe e tenha um pouco de bem estar no seu banheiro. É uma ótima idéia tomar um banho aromático depois de um dia difícil. Ajuda a relaxar e é ótimo para o seu corpo, mente e alma.

... mais algumas dicas:

 

  • Alternar os seus dias com banhos também estimula a circulação sanguínea e o metabolismo, e isto é particularmente benéfico se você estiver passando pela menopausa.
  • O peeling alcalino é um método para remover partículas mortas da pele e a torna macia e suave.
  • Se a sua pele estiver muito seca ou rachada ou se você sofrer de problemas de pele, como neurodermatite ou psoríase, recomendamos banhos alcalinos para relaxamento e limpeza. O sistema de canais da pele é aberto de forma suave e a função natural da excreção de ácidos e toxinas é suportada.
  • Os métodos de tratamento ayurvédico também podem ajudar a reduzir o stress e a ganhar energia para a vida quotidiana. Os medicamentos tradicionais asiáticos também têm como objectivo trazer mais harmonia à sua vida.

Com a Ayurveda em relaxamento total

O estresse e as exigências excessivas da vida quotidiana podem nos fazer adoecer física e mentalmente. Com a Ayurveda, a ciência indiana da "vida longa", você foca a sua atenção no equilíbrio interior e, portanto, lhe dá uma base importante para uma vida saudável.

O homem consiste em corpo e alma, e esta é a base da arte curativa de 5.000 anos da Ayurveda. Se não vivermos em harmonia com a natureza e o nosso ser interior, ficamos doentes. A razão é que as três energias vitais, os doshas, ficam fora de equilíbrio. Com os métodos de tratamento Ayurvédico, os médicos Ayurvédicos ajudam a harmonizar novamente os doshas, e eles incluem "Vata", "Pitta" e "Kapha". O tratamento individual pode incluir yoga, meditação, medicina herbal, terapia nutricional, massagem terapêutica e aplicações de óleo.

Afine a sua intuição

Felizmente, não é preciso estar doente para experimentar a Ayurveda! Durante um tratamento de bem-estar ayurvédico, você vai aumentar o seu bem-estar físico e mental com tratamentos com óleo, massagens e orientações dietéticas. O efeito pode durar muito tempo. Você também aprenderá muito sobre suas necessidades mais profundas através da auto-análise profunda que a Ayurveda lhe ensina.

Talvez então você se pergunte: "Que atividades, alimentos e encontros sociais não são bons para mim?". Reconhecerá os seus fatores de estresse pessoais e tomará consciência dos sinais físicos e emocionais de excesso de tensão e esgotamento. Nesta base, integrando hábitos novos e saudáveis na sua vida diária você  poderá melhorar a sua qualidade de vida rapidamente e, o que é mais importante, a longo prazo - simplesmente porque você responderá às suas necessidades mais íntimas.

Como integrar a Ayurveda na sua vida:

  • Assegure-se de que a sua rotina diária se baseia em estruturas de apoio. Por exemplo, levante-se cedo e sempre ao mesmo tempo. Em primeiro lugar, beba um copo de água quente.
  • O relaxamento deve fazer parte da sua vida tanto quanto o seu trabalho e as suas atividades diárias. Planeje pausas fixas todos os dias. Certifique-se de dormir o suficiente e regularmente.
  • O seu corpo precisa de movimento para se manter suave e no fluxo. Os exercícios diários de yoga, por exemplo, vão mantê-lo saudável a longo prazo.
  • Relaxe de vez em quando fazendo um tratamento de relaxamento ayurvédico. A terapia de banho de testa de Shirodhara, por exemplo, ajuda a relaxar a mente e a alma. Um jato de óleo de gergelim morno é derramado na testa do paciente durante até 45 minutos. O fluxo contínuo desencadeia impulsos calmantes sobre as células nervosas e alivia a tensão nas membranas do cérebro, nos nervos cerebrais e na coluna vertebral.

     

  • A massagem Abhyanga ("Loving Hands") também ajuda a reduzir o stress. A massagem com óleo a quatro mãos é realizada com óleos de ervas cicatrizantes, que também dissolvem as impurezas da pele em camadas profundas de tecido. A massagem Abhyanga harmoniza as três doshas, ajuda a libertar os resíduos e equilibra os estados nervosos de tensão.

Dicas para uma pele saudável

A nossa pele é muito especial. Não só recebe inúmeras impressões do mundo exterior, como também revela sentimentos e humores do seu mundo interior. Se o velho ditado se aplica, a pele é o espelho da sua alma. Isto torna ainda mais importante que tomemos bem conta dela, por exemplo, através de banhos e de uma dieta saudável.

Como o maior órgão corporal, a nossa pele assume funções vitais. Protege contra o sol, frio, radiação, desidratação e sobreaquecimento. É um órgão respiratório e excretor em igual medida. Até reconhece e destrói microrganismos nocivos que penetram na sua camada exterior e muitas vezes indica o que estamos a sentir no interior. Ficamos "vermelhos de raiva" ou "pálidos de susto", suamos de medo e excitação ou ficamos arrepiados em situações emocionais. No caso de neurodermatite ou psoríase, o stress psicológico pode levar ao surto da doença ou a uma nova recaída. Mesmo a nossa idade pode ser vista na nossa pele. Ao mesmo tempo, quando a sua pele está clara e radiante, é provável que você esteja relaxado e bem descansado.

“A beleza vem de dentro” 

  • Só com um manto ácido intato é que a sua pele pode resistir às influências externas nocivas e proteger-se contra infecções, alergias, irritação e desidratação. Evite limpar a sua pele apenas com água. Isto porque a pele seca temporariamente a camada córnea da pele (camada exterior da epiderme) e perturba a função de barreira. É melhor adicionar à água uma substância que repõe a gordura.
  • Dica: Crie uma emulsão de limpeza. Adicione duas colheres de sopa de azeite ou óleo de linhaça a um copo de leite de coco, depois simplesmente adicione a mistura na água na temperatura do corpo. Secar cuidadosamente em seguida. Não esfregue!
  • Hidratar a sua pele com creme é absolutamente necessário. Certifique-se, no entanto, de que tudo o que aplica tem um pH neutro a ligeiramente ácido de aproximadamente 5,5 a 5,7. Isto irá manter o manto ácido protector intato. Os bons cuidados de pele não precisam ser caros, mas os ingredientes devem ser adequados à idade.
  • Evite demasiada luz UV (ultravioleta) e certifique-se de aplicar um creme diurno com proteção solar. A luz UV estressa a pele e provoca o seu envelhecimento prematuro. Também aumenta o risco de câncer de pele. A proteção solar natural também pode ser ingerida! É onde as substâncias vegetais secundárias, como as encontradas nas cenouras e nos tomates, podem ajudar. A consistência também é importante. Durante pelo menos 14 dias, coma duas colheres de sopa de pasta de tomate com algumas gotas de azeite no seu pão. Isso proporcionará à sua pele um escudo natural de proteção solar que tem um fator de 3 a 4.

Alimentação saudável - pele saudável

  • Uma alimentação saudável é a medicina da beleza para a pele. Coma frutas e vegetais frescos com cores fortes e vibrantes, tais como mirtilos, framboesas, bagas de sabugueiro, groselhas, beringelas, espinafres e acelgas são particularmente ricos em antioxidantes vegetais e protegem a pele dos radicais livres. Os óleos e gorduras saudáveis, como o óleo de linhaça, protegem contra a secagem da pele graças aos seus ácidos graxos polinsaturados. Os alimentos com muita vitamina A (incluindo muitos tipos de frutas e legumes, gema de ovo e peixes gordurosos como a cavala e o salmão) aumentam a espessura da pele e melhoram a sua estrutura. A vitamina E previne as manchas e reduz a perda de humidade da pele. É particularmente encontrada em grãos, nozes, sementes e óleos vegetais como o óleo de gérmen de trigo, óleo de milho e óleo de sementes de girassol. E, como sempre, é muito importante beber água suficiente! A água sacia a sede da pele.
  • Dormir o suficiente é crucial para a pele. Um descanso e recuperação suficientes suportam todos os processos de regeneração do seu corpo e da sua pele.
  • Pratique um estilo de vida saudável! O tabagismo, o consumo excessivo de álcool, o excesso de peso, a falta de sono, o stress e as más escolhas alimentares determinam (até 40%!) a rapidez com que a sua pele envelhece.
  • E não se esqueça que a sua pele adora exercício no ar fresco e muitas respirações profundas!

Bem-estar em sua casa

O bem-estar não precisa ser caro. Crie o seu próprio programa pessoal de bem-estar em casa. Quer se trate de pequenos rituais diários ou de um extenso dia de mimos, deixe-se inspirar pelas nossas idéias. Experimente, por exemplo, um banho de aromas com óleos essenciais.

Gostaria de desfrutar da vida no presente após um dia de trabalho estressante? Bem, então considere o seu olfacto - o mais misterioso de todos os nossos sentidos humanos. A informação recebida através do nariz chega imediatamente às partes do cérebro responsáveis pela memória e pelas emoções. E assim, o que cheiramos, ou informação olfativa, tem um efeito direto nas nossas emoções. A sua "memória olfativa" refere-se à sua memória de odores. Como resultado, um cheiro pode influenciar o nosso humor e trazer à memória experiências há muito esquecidas. As fragrâncias que trazem boas memórias influenciam positivamente o seu sistema imunológico e psiquismo.

Os óleos essenciais são fáceis de usar

As aplicações de aromas são particularmente adequadas para o seu programa de bem-estar em casa. São à base de óleos essenciais, as substâncias perfumadas das plantas e são obtidas a partir de flores, folhas, agulhas de pinheiros, caules, resinas, frutas, cascas de frutas, gramas tropicais, raízes e sementes.

Como funciona:

  • Se não tiver um difusor, basta colocar algumas gotas de óleos essenciais numa tigela de água e colocá-la sobre um aquecedor para evaporar.
  • Também pode adicionar algumas gotas de diferentes óleos essenciais para criar o seu óleo de massagem pessoal.
  • Os banhos de aromas com óleos essenciais são particularmente relaxantes. As essências são absorvidas não só através do nariz, mas também através da pele.

Bem-estar em casa

  • Primeiro um banho nos pés, depois uma extensa manicure e pedicure. Esta combinação é ótima para uma tarde de domingo aconchegante!
  • Descanse e aproveite seu tempo. Você está cansado? Então durma. Gostaria de ler um bom livro? Então leia no seu sofá confortavelmente. Gostaria de cozinhar comidas saborosas? Gaste tempo para fazer compras e preparar a comida.
  • Precisa apenas de alguma paz e sossego? Então desligue a televisão e o telefone e desfrute.
  • Bem-estar para dois é mais o seu forte? É uma ótima idéia fazer uma massagem com o(a) seu (sua) companheiro (a).

O que fazer em relação aos problemas de pele?

O que você come e bebe tem uma grande influência na saúde da pele. Problemas de pele como o acne, psoríase e eczema podem ser causados por maus hábitos alimentares. No entanto, mesmo pequenas alterações na dieta podem ajudar.

As doenças de pele resultam frequentemente de doenças internas e desordens do metabolismo nutricional. Por exemplo, pesquisas descobriram que a acne só ocorre em tribos primitivas quando estas abandonaram a sua dieta tradicional. Antes disso, os membros da tribo não tinham problemas de pele.

As evidências também sugerem que a acne pode ser agravada pelos laticínios devido aos hormônios de crescimento encontrados em produtos lácteos como o leite. O leite em particular é um verdadeiro coquetel hormonal e contém moléculas precursoras de testosterona - um hormônio sexual masculino envolvido no desenvolvimento da acne. O leite também contém fator de crescimento-1 (IGF-1) semelhante à insulina, que é semelhante à insulina e também estimula a produção de testosterona.

No que diz respeito à sua dieta, seja paciente e consistente. Quer a mudança seja devido a uma doença ou preocupação cosmética, a sua pele não vai melhorar da noite para o dia. Dito isto, se você continuar com ela, valerá a pena o investimento.

No final, a sua pele vai te agradecer!

Relaxe com um banho alcalino

Um banho alcalino é muito relaxante e de limpeza. É também altamente recomendado para problemas de pele. Use ingredientes de desintoxicação como bicarbonato de sódio, sais de Epsom, mel e a sua escolha de óleos essenciais, incluindo eucalipto, hortelã-pimenta, limão ou óleo de gengibre.

O que você deve saber sobre banhos alcalinos?

  • Um banho com ingredientes alcalinizantes abre suavemente os poros da sua pele. Também apoia a função natural da sua pele na eliminação de ácidos e toxinas.
  • Os banhos alcalinos são adequados para todos os tipos de pele e são particularmente recomendados para peles muito secas e rachadas. Também ajudam com problemas de pele, como a neurodermatite e a psoríase.
  • Detalhe importante: O seu banho alcalino deve ter um valor de pH superior a 8. O seu sangue, por outro lado, tem um valor de pH de 7,4. O valor de pH mais elevado na água do banho provoca uma pressão osmótica e se você tomar banho durante mais de 30 minutos numa solução alcalina que tenha um valor de pH superior a 8, você irá então eliminar os ácidos dos poros da sua pele.

Dicas para ainda mais eficiência e prazer

  • A temperatura da água não deve ser muito quente. (Deve ser a temperatura do corpo).
  • Não se apresse! O efeito desintoxicante só começa após cerca de 30 minutos e o efeito atinge o seu ponto mais alto após 90 minutos.
  • Escovar a sua pele aumenta o efeito benéfico. Esfregue o seu corpo a cada 10 minutos com uma luva de massagem na direção do fluxo linfático. Comece sempre uma massagem com a escova afastando-a do seu coração.
  • Não tome banho após o seu banho alcalino, pois os minerais alcalinizantes têm um efeito hidratante que beneficia muito a sua pele.
  • Depois do banho, embrulhe-se numa toalha quente e relaxe durante cerca de 30 minutos.
  • Para uma mudança de ritmo, você também pode fazer um peeling (descamação) estimulante no chuveiro. Você toma banho e alterna com água quente e fria. Em seguida, coloque algum material alcalino na sua mão, umedeça-o e massageie o peeling na pele úmida até os minerais se dissolverem completamente. Isto estimula a sua circulação sanguínea, remove as partículas mortas da pele e torna a sua pele suave e macia. Após o peeling, é melhor não tomar banho e deixar os minerais alcalinos na pele.

Explore seus sentidos – bem estar para os olhos e ouvidos

Os cinco sentidos são - visão, audição, olfato, paladar e tato. Você está consciente dos seus sentidos diariamente? Há muitas coisas que podem beneficiar os seus sentidos, especialmente os seus olhos e ouvidos.

O sentido facial - também chamado de sentido visual - é a sua percepção sensorial mais importante. O corpo é capaz de registar até 10.000 estímulos ópticos individuais a cada segundo. O cérebro então rapidamente os resume e interpreta. Não é de admirar que muitas vezes nos sintamos visualmente superexcitados no final do dia.

Quanto à sua audição, este sentido pode ser descrito como o sentido de fundo em constante alerta. Os ouvidos não podem ser fechados e, portanto, estão sempre sintonizados para a recepção. Este órgão altamente sensível pode absorver 100.000 peças de informação por segundo; no entanto, apenas um máximo de 30 peças chegam à nossa consciência. Mesmo enquanto se sonha, estas peças de informação continuam a funcionar. Elas informam, protegem e avisam quando os seus olhos não conseguem ver.

Dica de relaxamento para os olhos - Empalmar (Palming)

Empalmar é uma grande técnica de relaxamento para os seus olhos. 

  • Esfregue as palmas das mãos uma contra a outra para as aquecer. Forme uma concha com ambas as mãos e cubra os globos oculares com as palmas das mãos e sem tocar nas pálpebras.
  • Feche os olhos e desfrute da escuridão por detrás das pálpebras. Ao executar esta técnica de relaxamento, respire fundo.
  • Para terminar a técnica, retire as mãos dos olhos lentamente. Depois abra suavemente os olhos, como se estivesse em câmara lenta.
  • Ao longo deste exercício, inspire lentamente e uniformemente pelo nariz e expire pelo seu lábio ligeiramente aberto.

Ponta de relaxamento para os ouvidos - Oásis do silêncio

Você vai querer dar descanso regular aos seus ouvidos.

  • Deite-se de costas com um cobertor estendido no chão. Feche as orelhas com tampões para os ouvidos.
  • Respire lentamente cinco vezes fundo e ouça o seu eu interior. Você consegue reparar no teu "som interior"?
  • Coloque as mãos no peito e respire lentamente para dentro e para fora - cinco vezes. Na sua última expiração, liberte toda a tensão do seu peito. Repita esta técnica com o seu estômago e osso pélvico.
  • Ao terminar, coloque as mãos ao lado do seu corpo. Agora, ouça novamente o seu som interior. Será que alguma coisa mudou?

Cheirar, provar, sentir - Um programa sensitivo

Já experimentou as nossas dicas de relaxamento para os olhos e ouvidos? Mais três sentidos esperam por si na sua aventura de bem-estar. A seguir estão mais dicas de bem-estar para os seus sentidos de olfato, paladar e tato.

O olfato e o paladar estão intimamente ligados. Sabia que o seu nariz fornece cerca de 80% das informações do seu paladar? Ele pode perceber cerca de 10.000 cheiros diferentes. As suas papilas gustativas, cada uma com 50 a 150 células sensoriais, estão sobre a língua. Eles podem distinguir entre sabores doces, azedos, salgados e amargos.

No entanto, há uma série de fatores que podem reduzir a  capacidade do seu paladar, incluindo o consumo de sabores artificiais e alimentos com sabores excessivos, tomar certos medicamentos, ter uma doença e até envelhecer em geral. A boa notícia é que o seu paladar pode ser treinado!

Sensibilize o seu sentido de toque e fique descalço

Uma excelente forma de intensificar o seu sentido de toque é caminhar num caminho descalço - em um caminho especialmente concebido para caminhar. Nesta viagem, você será verdadeiramente capaz de se conectar com a terra e sentir a terra sob a sola dos seus pés. Pode ser muito reconfortante e libertador andar descalço por trilhas! No Brasil, há muitas áreas de conservação, trilhas e parques que lhe dão a opção de andar descalço.

Sentir e tocar fazem parte da experiência primordial. Como os bebês ainda na barriga, nós nos familiarizamos com estes sentidos no útero - muito antes de podermos ouvir ou ver. Mais tarde, quando nos tornamos bebês e crianças, usamos os nossos sentidos para explorar o mundo. Isso nos ajuda a diferenciar se algo é redondo ou tem bordas afiadas; suave ou áspero; frio ou quente; molhado ou seco; ou duro, fofo ou flácido. Ao passarmos pela vida, aprendemos a compreender verdadeiramente o mundo e fizemos tudo isso com os sentidos como a nossa luz guia.

 

 

Dicas para treinar com sucesso as suas papilas gustativas

  • Sempre que possível, evite alimentos processados e fast food.
  • Seja curioso. Esteja aberto a experimentar algo novo com mais frequência.
  • Certifique-se de ter tempo suficiente para comer. Aproveite e aguarde ansiosamente cada vez que você se sentar para comer uma refeição.
  • Pratique a alimentação consciente. Aprecie a sua comida sem se distrair com outras coisas, como a televisão, o rádio, a leitura, o telefone ou o trabalho.
  • Coma devagar e "sinta" o sabor enquanto você mastiga a comida.