Metabolismo - A base da vida

O metabolismo é a base de todas as reações químicas importantes do corpo. A cada segundo, o corpo passa por processos bioquímicos de acumulação, degradação e transformação através da "metabolização" dos nutrientes fornecidos às suas células. Só então todas as suas funções vitais do corpo podem se realizar.

Processos básicos que dependem do bom funcionamento do metabolismo:

  • Todos os processos de crescimento e reparação
  • Oxigênio fornecido a todos os órgãos
  • Processos de desintoxicação realizados pelo fígado
  • Metabolismo do carbono, proteínas, gorduras e minerais

Qual influência o metabolismo tem no seu bem-estar geral?

Um metabolismo elevado é ótimo para os seus níveis de energia e bem-estar geral. Uma desordem metabólica é o resultado da falha do metabolismo devido a deficiências de nutrientes, falta de enzimas e doenças do pâncreas, fígado, glândulas endócrinas e outros órgãos envolvidos no metabolismo. Os problemas comuns associados às desordens metabólicas incluem o excesso de peso e a diabetes. Há muitas mudanças na dieta que podem ajudar a impulsionar o metabolismo, equilibrar os níveis de açúcar no sangue, regular o peso e ajudar a prevenir muitas doenças metabólicas.

Como você se sentirá quando o seu metabolismo estiver equilibrado? 

  • O seu sono melhora e você acorda bem descansado
  • A sua energia aumenta, o que aumenta o seu desempenho diário no trabalho e em casa
  • Você ganha força e massa muscular
  • Você regula os seus níveis de açúcar no sangue
  • Você equilibra a sua relação ácido-alcalina
  • Você atinge e mantém o seu peso desejado
  • Você melhora a sua qualidade de vida em geral

Enzimas e hormônios

Enzimas e hormônios ajudam a regular o seu metabolismo. Ambos controlam funções importantes do corpo.

 As enzimas agem como catalisadores, e põem em movimento funções corporais. Elas também estão significativamente envolvidas em processos de conversão química no corpo. Os hormônios produzidos pelas glândulas do seu corpo, como a insulina do pâncreas, interagem directamente com muitos sistemas de controle e são responsáveis por toda a "gestão de energia" do seu corpo.

Para manter a sua estrutura e função, as enzimas e hormônios requerem blocos de construção, tais como os alimentos que se comem todos os dias. Se você não obtiver os nutrientes necessários, ou se os obtiver em quantidades insuficientes, o seu metabolismo pode facilmente tornar-se desequilibrado. Isto não só leva ao aumento de peso e ao excesso de peso, mas também o coloca em risco de doenças metabólicas, tais como a diabetes tipo 2.

É por isso que a dieta certa é um requisito básico para a regulação enzimática e hormonal, e é aqui que o plano de refeições personalizado do Metabolic Balance pode ajudá-lo. Você recebe recomendações dietéticas pessoais baseadas nos seus valores sanguíneos e dados individuais, incluindo as suas necessidades dietéticas únicas. Neste plano de refeições, você dá ao seu corpo os alimentos que ele realmente precisa, enquanto equilibra o seu metabolismo de uma forma completamente natural.